top of page
  • Foto do escritorGustavo Tamagno Martins

Ema e seus irmãos



:: Na foto: Ema e os seus seis irmãos. Da esquerda para a direita: Alcides, Adélia, Joana, Maria, Ema, Tere e Atílio.


Durante todo o percurso desta história, pouco se falou na família de Ema. Ainda mais depois que ela saiu da casa de seus pais, Hermenegildo e Regina. Em sequência de nascimento ficavam Maria, Joana, Alcides e Atílio (gêmeos), Adélia, Ema e Tere.


Maria Cecchin teve os filhos nos entornos do Rio Turvo mesmo. Foi casada com Domingos Prigol e teve 12 filhos. Joana casou-se com Caetano Schiavon, que também era lá do Segredo. Depois eles vieram para Caxias, onde ele faleceu logo que chegou. O casal teve seis filhos. Cinco meninas e um menino. O que viria a ser o homem da família morreu 40 dias após o nascimento.

:: Na foto: Ema e a sua irmã Joana há um tempo atrás.


Alcides se diferenciava de seu irmão gêmeo por ser mais baixinho e de pele mais escura. Chegou a ter três filhos com a sua esposa Zelinda Saretta, também de Vila Segredo. Morou em Otávio Rocha e morreu de câncer. Atílio foi casado com Lucia Schiavon, prima de Caetano, seu cunhado. Ela também era do Segredo. O casal teve também 12 filhos para a conta. A grande maioria dos nomes se remete a algum santo/santa (como o próprio Santo e a Santina) ou nome bíblico.



:: Na foto: Ema, sua cunhada Lúcia, seu irmão Atílio e a irmã Joana. O registro ocorreu em alguma festividade do casal.


:: Na foto: Ema em visita à sua irmã Adélia no Paraná. Inclusive, foi uma das últimas vezes que ela encontrou a mana.


Já, Adélia e Tere após se casarem se mudaram para o estado do Paraná e tinham raros contatos com o resto da família. Tere acabou falecendo bem nova por causa da leucemia. Ema e os demais familiares nem conheceram os seus filhos. Já, Adélia teve filhos, mas Ema conheceu apenas dois deles. A irmã que nasceu antes de Ema faleceu de câncer na cabeça.


Atualmente, Ema é a única restante da sua família que restou para contar a história. Maria, Joana, Alcides, Atílio, Adélia e Tere já são falecidos, além de claro, Hermenegildo e Regina.

:: Na foto: Ema e suas irmãs Joana e Maria, em fevereiro de 2014.


Gostou? Então, não deixa de ler os outros capítulos!


Leia também:

bottom of page