top of page
  • Foto do escritorGustavo Tamagno Martins

E as memórias deixam de ser em Segredo...



:: Na foto: Ema na passarela do Desfile das Estrelas promovido pela Scan, grupo de idosos o qual frequenta há anos. Carisma e elegância não faltaram.


Foram diversas as vezes que pensei na ideia em criar os presentes escritos que você está lendo. Entre uma coisa e outra, foi sempre ficando para depois, mas agora chegou a hora de contar essa bela história e deixar registrado memórias que fazem parte da vida de muita gente. Muita coisa pode se acrescentar ainda. Não foi contado tudo. Nunca se conta tudo. Nem mesmo Laurindo faleceu sabendo de sua doença. No entanto, foi o necessário.


Aqui estão aventuras reais, talvez mais rebeldes e mágicas que muito livro fictício por aí. Memórias turvas que deixam o Segredo e o silêncio para ganhar o mundo. Foram várias tardes ouvindo e anotando as prosas de Ema. Foram várias noites pensando em como poderia escrever e roteirizar tal história, que se cruza a tantas outras, a variados acontecimentos. Talvez nem todos que participaram deste enredo conseguirão ler tais escritos, mas se ficou nas memórias, continua viva e pulsante.


Da Vila Segredo, do interiorzinho da Serra Gaúcha, passando pelo Paraná e Santa Catarina. A história foi longe. O cenário ultrapassou um palco de teatro da vida. E que com essa leitura, possa ir além. Incentivar mais pessoas a descobrirem o que moveu os seus antepassados e o porquê do hoje ser como é.


VEJA ALGUMAS FOTOS MAIS ANTIGAS


Ema lamenta que ela e Laurindo não conseguiram dar nada para os filhos. A maior herança não é medida em riquezas materiais. Jamais! A maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos é justamente a sua trajetória, o seu caráter e a sua luta até o fim. São as memórias. E entendemos muito quando paramos o nosso tempo para ouvir as histórias, compreender as nossas origens e traçar a nossa identidade.

VEJA A GALERIA DE FOTOS MAIS RECENTES


Como uma planta, são as nossas raízes que nos mantém firmes e fortes. Não importa os ramos, as folhas e os frutos. As raízes impulsionam para que todo o resto vá bem. E se puder contar as suas histórias, conte. Se alguém quiser lhe relatar, ouça. Nas entrelinhas da vida que se encontram os maiores tesouros. Nas coisas mais simples que se encontram as maiores riquezas. E as memórias deixam de ser em Segredo. Secretas, nunca mais.


Obrigado por nos acompanhar! Jamais deixe de sonhar e construir a sua própria história!


:: OBS: esses relatos podem se tornar futuramente um livro (ou parte dele).


Leia também:

bottom of page